O QUE É O ADESTRAMENTO DE CÃES ?

 

Adestrar o cão consiste em ensinar os cinco comandos considerados básicos que são: JUNTO, SENTA, DEITA, FICA E AQUI. Junto com o adestramento, o cão aprende regras de comportamento, socialização e o adestrador(a) ensina a família a se comunicar da maneira correta com o cão, usando a linguagem canina.

 

QUAL O MÉTODO USADO?


Trabalhamos com vários métodos. Clicker, indutivo, etc. Podemos usar vários métodos em cada etapa do adestramento ou usar somente um em todas as aulas. O que vai determinar o método a ser usado será o temperamento e preferências do cão. Leia mais sobre os métodos clicando aqui.

 

MÉTODOS


Indutivo: É treinamento de cães estimulando-os através de recompensas (petisco, brinquedos ou qualquer outra coisa que ele goste muito).

Clicker:  O clicker em si se parece com uma caixa de fósforos, só que mais estreita. É uma peça de plástico com uma lingüeta de metal por dentro que quando pressionada produz um som agudo (click). Com ele é possível marcar de maneira clara e precisa o exato momento do comportamento que será recompensado.

 

COM QUAL IDADE O FILHOTE PODE SER ADESTRADO?

 

A partir de 2 meses de idade.

 

Quais os benefícios de se adestrar um cachorro ainda filhote?


Quando se fala em “adestrar” um cão na maioria das vezes as reclamações são dos problemas comportamentais ( xixi e cocô no lugar errado, brincar de morder, pular em cima das pessoas, agressividade, insegurança, etc.). Se começamos a educação canina logo cedo além de mostrarmos ao filhote o que esperamos dele, corrigiremos os vícios comportamentais e principalmente evitaremos que ele desenvolva outros. Quanto mais cedo se inicia o adestramento de cães, mais fácil é a compreensão do filhote.

 

QUANTO TEMPO DEMORA PARA O CÃO APRENDER?


Na verdade, quando conseguimos trabalhar em conjunto com a família, todo o adestramento flui bem mais rápido. De nada adianta o cão só obedecer ao adestrador. Se o dono seguir as orientações corretamente, o cão percebe que a regra é também para quando o “professor(a)” não estiver. Devemos sempre lembrar de um fator muito importante: Cada cão tem seu próprio tempo de aprendizado! Não é porque o cachorro da vizinha ou do seu primo aprendeu em tantas aulas que o seu vai ser igual. O aprendizado depende de vários fatores como temperamento, periodicidade das aulas, empenho da família e etc.

 

O DONO DEVE PARTICIPAR DAS AULAS?


COM CERTEZA! Nas aulas em domicílio é necessário a presença do dono. É de extrema importância que o dono, e toda a família, participe de tudo que o cão está aprendendo e principalmente entender como funciona a cabecinha deles. Aprender a se comunicar, a dar carinho na hora certa, a corrigir quando necessário mas, de uma forma, que ele entenda já é mais do que metade do caminho para o sucesso do adestramento.

 

ONDE SÃO FEITAS AS AULAS?


Podem ser ministradas na residência do cliente.

 

 

Duração: De 40 a 50 minutos cada aula.

 

Periodicidade: De 1 à 2 vezes por semana. De acordo com a necessidade do cliente e a disponibilidade do adestrador.

 

Como são as aulas na casa do cliente?


Na visita, o(a) adestrador(a) tem a função de estabelecer o elo e facilitar a comunicação entre o dono e o cão. Tudo que seu peludo faz, ou é um comportamento aprendido ou é puro instinto. Para executar esta tarefa, o(a) adestrador(a) aplica técnicas de educação canina aliada ao conhecimento de comportamento animal. O dono aprende a forma correta de dar os comandos, a postura certa, tom de voz a ser usado e coloca em prática o que aprendeu não só nas aulas, mas durante todo o tempo que convive com seu peludo.

 

Obs.: Pedimos sempre que possível que o proprietário (ou quem ele indicar) participe de pelo menos 70% das aulas junto com o cão. Todo o nosso trabalho é feito sempre visando tanto o bem estar do animal, quanto o da família. Nosso objetivo é proporcionar um convívio agradável para cães e família.

 

No final do adestramento básico, o CLUBE DAS PATINHAS fornece ao cão um certificado de conclusão com firma reconhecida e a carga horária do curso ministrado.

 

  NEWSLETTER

Receba artigos de Elaine Natal gratuitamente por email.

Entenda e conheça melhor o seu cão.

 

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Clube das Patinhas - Todos os direitos reservados

AGÊNCIA LUCCARTE