Cães medrosos. Como lidar?

Qualquer pessoa que realize trabalho numa associação de cães abandonados seja por quanto tempo for vai certamente encontrar a sua quota-parte de cães medrosos. Ao trabalhar com cães medrosos é crucial entender que a linguagem corporal os afecta. A maneira como nos movimentamos e o que fazemos tem um impacto directo na resposta emocional do … Continue reading “Cães medrosos. Como lidar?”

O que você espera da sua relação com seu cão?

Fácil de responder. Se espera um filho para amar, um companheiro, alguém que realmente deseje desesperadamente sua volta pra casa, brincar e até conversar. Esperamos que este cão nos ame incondicionalmente, que nos seja grato por tudo que sentimos e fazemos por eles (sim, admita que você espera a gratidão) e sim, alguns esperam que … Continue reading “O que você espera da sua relação com seu cão?”

Os animais pensam? Sim. Como os autistas.

Estudiosa do autismo, a norte-americana Temple Grandin (ela própria autista) diz que sua forma de ver o mundo pode ajudar a compreender como pensam os animais. Ao comparar mecanismos do “pensamento” animal com os de autistas, ela aproxima os animais dos seres humanos e lança as bases de uma grande polêmica científica. Recentemente, ela sacudiu … Continue reading “Os animais pensam? Sim. Como os autistas.”

Pegue minha capa de chuva por favor!

Será que nossas tendências para a antropomorfização dos cães estão tão erradas assim? Sem dúvida que sim. Vejamos o exemplo das capas dechuva. Há alguns pressupostos muito interessantes na fabricação e compra desses minúsculos e elegantes trajes de quatro pernas para cachorros. Deixemos de lado a questão acerca dos cães preferirem uma capa amarela brilhante e … Continue reading “Pegue minha capa de chuva por favor!”

Os erros mais comuns cometidos pelos donos de cães. Vale a pena ler!

Por Claudia Pizzolatto Acredito que a maioria dos profissionais que trabalha com cães, sejam eles veterinários, treinadores, profissionais de banho e tosa, passeadores, hospedeiros, etc., já estiveram frente a frente com um caso onde o dono do animal parece desesperado porque não consegue entender como o seu pequeno Lulu se tornou um monstro. Enquanto … Continue reading “Os erros mais comuns cometidos pelos donos de cães. Vale a pena ler!”

COMPORTAMENTO – Desenvolvimento Social e Comportamental dos Cães

• Período de transição, crítico ou de “imprinting” 3ª e 4ª Semanas – Inicia-se a independência nas condutas de eliminação.- Inicio dos comportamentos lúdicos e exploratórios.- Inicio do processo de “Imprinting”.  Imprinting Conceito lançado pela primeira vez pelo naturalista Austríaco Konrad Lorenz (1903 – 1989) Pré-mio Nobel da Medicina em 1973 e considerado o pai … Continue reading “COMPORTAMENTO – Desenvolvimento Social e Comportamental dos Cães”

Latidos excessivos – Como resolver?

Por Marina Rodrigues Inicialmente preciso dizer que latir é uma condição natural do cão, é uma das suas formas de comunicação, portanto abolir esse ato é impossível. Latidos excessivos que são o problema, tanto para o dono, vizinhos e também para o próprio cão. Normalmente esse hábito está ligado a estresse, ansiedade, medo, ociosidade, … Continue reading “Latidos excessivos – Como resolver?”

Estresse canino – Entenda seu cão

Via Entendendo seu cão – Por: Tereza Falcão Donos conscientes prestam atenção a sinais de stress em seus cães, para impedir reações prejudiciais ao animal e desagradáveis para os humanos. Se mais donos se conscientizassem desses sinais sutis, menos cães sofreriam e/ou morderiam. O stress é a principal causa de agressão e tem impacto negativo … Continue reading “Estresse canino – Entenda seu cão”