Cachorro sente culpa?

“Meu cão pede desculpas quando faz alguma coisa errada, tão bonitinho!”

Tenho certeza que a maioria que estão lendo este texto já ouviu essa frase em algum lugar. E a maioria esmagadora acredita realmente que o cão depois de fazer alguma coisa vai lá no dono e pede perdão…

Pois é gente, infelizmente tenho que contar uma coisa: Isso é coisa da sua cabeça, não da cabeça do cão.

O que acontece de verdade é que no momento em que o cão sente algum conflito ou não sabe como reagir a alguma situação, ele vai mandar sinais. “Calming Signals”, traduzindo “sinais de apaziguamento” para o cão ou humano causador do desconforto.

O cão faz leitura corporal o tempo todo, afinal é dessa forma que ele se comunica. Sim, sim… o seu cão não lê somente outros cães, mas também os humanos, a sua família principalmente que é quem tem mais contato com ele.

Quando o dono chega em casa e encontra aquele sofá destruído, o lixo espalhado ou o seu chinelo despedaçado, naturalmente e imediatamente fecha as suas feições, tensiona o corpo e enruga a testa falando “Rex! Quem foi que fez isso???”

Quais sinais esse dono enviou para o Rex? Tensão, raiva, irritação. Rex entendeu o que ele falou? Nada de nada. Ele somente leu seu dono e percebeu que os sinais que ele mandava não eram bons sinais. Rex fica confuso.

O Rex precisa de um jeito de se livrar daquela situação incômoda onde ele não entende o que está acontecendo. Rex envia sinais de apaziguamento para mostrar para seu dono que está confuso e não está entendendo o motivo, ele quer ficar bem.

Alguns sinais de apaziguamento que o cão pode mostrar:

– Lamber o próprio focinho

– Levantar a pata

– Desviar o olhar

– Virar o corpo

– Exibir barriga

– Semi serrar os olhos

– Andar curvado

O dono geralmente quando dá a bronca, briga, briga, briga… Daqui a uns minutos o próprio dono continua falando e fazendo a leitura errada co seu cão, acaba falando “Ah, vc quer pedir desculpas né?” E porque o dono faz isso? Culpa! Mas esse sentimento de culpa é seu, não do Rex.

Pronto, o cão além de levar a culpa por ter feito algo errado ( o que não é verdade pois, o que é errado pra mim pode não ser para ele e vice versa. Afinal, um cão entediado ou ansioso ai achar uma forma de relaxar e se os humanos não oferecem a saída, o cão vai achar. A culpa é  sempre do dono, sim amigos, é isso).

Então além de levar a culpa, colocam palavras em sua boca (os humanos perguntam e eles mesmos respondem).

Ser humano tem uma dificuldade enorme de dar bronca no cão, somente pq ele é um cão. Perceba que é mt comum se referirem aos cães como “coitados” ou “tadinhos” mesmo sem nenhum motivo.

O medo de perder o amor do seu cão (que lhe oferece o nosso amor dos sonhos: incondicional) é sempre maior do que a vontade de se conscientizar e respeitar seu cão somente como cachorro. Criamos expectativas, conversamos e respondemos (quer dizer, nós criamos o conflito e decidimos a hora de resolver).

Portanto quando vc assistir aquele vídeo engraçado do YouTube com um cão com cara de culpado, lembre-se desse texto. Já está na hora de tentarmos nos redimir com nossos cães. Peça desculpas ao seu cão levando para uma longa caminhada, atendendo suas necessidades caninas, proporcionando uma vida de cão de verdade.

Já ta na hora de pedir desculpas.